
15Jul
Ãndice de preços dos alimentos sobe 4,2% em junho, maior alta em 4 anos
O Ãndice de Preços dos Alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) atingiu 163,4 pontos em junho, com alta de 4,2% ante maio, porém, 1% abaixo do nÃvel verificado no mesmo mês do ano passado. O avanço representa o quinto mês consecutivo de alta e a maior elevação mensal dos últimos quatro anos. Com exceção dos óleos vegetais, todos as outras categorias de alimentos avaliadas subiram, principalmente o açúcar. O Ãndice considera uma média ponderada dos preços internacionais de cinco grupos de commodities, que tem ainda cereais, laticÃnios e carne.
O Ãndice de preços do açúcar ficou em 276 pontos, 14,8% superior ao verificado no mês anterior. De acordo com o relatório da FAO, o aumento foi sustentado principalmente por perspectivas de produção menor pelo Brasil, após as fortes chuvas que dificultaram as operações de colheita e a concentração de açúcar nos canaviais do Centro-Sul do PaÃs.
No segmento de laticÃnios, a alta foi de 7,8%, na mesma base de comparação, para 137,9 pontos. O aumento foi registrado em todos os subprodutos que compõem esta categoria, segundo a FAO, por causa da perspectiva de que a oferta seja menor na temporada 2016/17. Queda da oferta pela Oceania e União Europeia também sustentou os preços. O relatório da instituição reforça que, apesar da alta significativa de junho, esta variação representa apenas uma recuperação dos preços mais baixos que vinham sendo praticados nos três meses anteriores. Em comparação com junho do ano passado, o Ãndice caiu 23 pontos ou 14%.
Leia matéria completa aqui.
Fonte: Márcio Rodrigues
(15161)